Dicas

Dicas para Fazer uma boa Baliza:

Fazer baliza é a pior parte do exame do Detran, fala a verdade! Aqui estão algumas dicas para se fazer uma baliza perfeita!!
Em primeiro lugar não esquecer dos 5 itens obrigatórios-
1 – banco 2-Retrovisor 3-macha 4- cinto de segurança - ligue o carro e por ultimo solte o 5- freio de mão
1. Para fazer o garagem e o estacionamento, ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga (direito) de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia da calçada e evitar raspar a roda (linha de borda)); antes de sair com o carro para fazer a prova.
Existem duas formas básicas de fazer baliza, ensinadas nas auto-escolas.
Primeira forma - Conhecida como “dois movimentos”
1. páre o carro ao lado do cone da frente do estacionamento no meio da roda traseira ;
2. ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia [meio-fio] da calçada e evitar abalroar na linha);
3. certifique-se de esteja alinha em referencia a linha de borda;
4. esterce completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa); ( esterçar= girar)
5. engate a marcha a ré;
6. movimente o carro até que pelo retrovisor interno você veja A LETRA W no cano colocado no cone para delimitar o espaço do estacionamento,quando ele estiver emparelhado (na mesma direção) bem no símbolo da VW gravado no vidro traseiro, pare;
7. esterce completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido; ate encostar o volante no sentido contrario;
8. movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a linha, simulando a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás (representado pelo cone e o cano) e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;
9. Quando você perceber que o carro estar alinhado em relação a linha de borda pare o veiculo (o cone da frente estará bem no centro de seu rosto) e esterce 2 vezes no sentido contrario - observe o T do volante.
10. caso necessário, engate a 1a. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.
Segunda forma - conhecida como “três movimentos”
2. páre o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;
3. certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;
4. esterce completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);
5. engate a marcha a ré;
6. movimente o carro até que a traseira esteja à aproximadamente 30 graus da calçada, isso normalmente acontece quando a traseira do carro começou a “entrar” na vaga;
7. “endireite” o volante, ou seja, coloque-o na posição de movimentar-se em linha reta
8. movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20cm da guia;
9. esterce completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;
10. movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;
11. caso necessário, engate a 1a. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.
Dicas e truques
• O sucesso da baliza só se dá quando encontra-se a posição correta de parar o veículo ao lado do à frente da vaga. Isso deve ser descoberto com um pouco de treino.
• A 1a. forma facilita a manobra, porém a 2a. forma encaixa-se um pouco melhor quando existe pouco espaço disponível na rua, pois ela “joga” menos a frente do carro.
• Sempre certifique-se que existe espaço para o seu veículo. Aproveite o momento em que está passando ao lado da vaga para comparar o tamanho do seu veículo com o espaço disponível. Lembre-se que não basta ele caber, ele precisa de pelo menos 30% do seu tamanho a mais para realizar os movimentos com segurança.
• Cuidado com motos estacionadas, elas entram no ponto cego do retrovisor durante a manobra.
• Cuidado ao manobrar veículos do tipo sedan cuja traseira pode ficar oculta pelo retrovisor.
• Faça os movimentos com calma, sempre verificando os três retrovisores à procura de pedestres, veículos em movimento, animais, obstáculos e evitando danificar os veículos estacionados.
• Se você tem engate, treine muito para evitar que seu engate báta no pára-choque do carro de trás. Pense: se fosse o seu carro, você não iria gostar.
• Caso o “flanelinha” (que normalmente nem sabe dirigir) esteja te atrapalhando, peça que ele se distancie, e diga para ele ficar sossegado pois o “real” dele está garantido já.
• Não tenha vergonha, treine muito, só assim você poderá fazer baliza com facilidade e precisão.